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São Paulo - Um aplicativo para smartphones que funcionam com chip da operadora Vivo tornou-se alvo do Ministério da Justiça, que teme que a telecom use o app para espionar seus clientes.
Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, enviou uma notificação à Vivo/Telefônica pedindo esclarecimentos sobre o funcionamento do app, ainda em desenvolvimento e que deve estrear no mercado apenas em novembro.
De acordo com o Ministério, o app Smart Steps (Passos inteligentes) coleta e envia para servidores da Vivo informações sobre hábitos dos usuários, como os shoppings que eles frequentam, períodos do dia em que estão em deslocamento pela cidade e a faixa etária do usuário.
O objetivo seria traçar perfis de comportamento e consumo dos clientes da telecom baseados em dados como geolocalização e usá-los para fins comerciais. As informações permitiriam, por exemplo, que um varejista criasse promoções para públicos específicos, como aposentados ou adolescentes, em datas e horários em que sabe que este consumidor está nas imediações de sua loja.
O aplicativo estreará no Brasil antes da Telefônica distribuí-lo nos outros mercados em que atua, como Espanha, Argentina e Reino Unido. A experiência brasileira serviria de laboratório para novas aplicações do app, que relaciona informações demográficas e de geolocalização.
Em nota, a Vivo explica que o uso deste app será voluntário e os consumidores deverão autorizar expressamente a coleta e uso de dados de seu smartphone. Além disso, explica a Vivo, as informações serão processadas em grandes volumes (de forma “consolidada”), ou seja, as pessoas não serão identificadas uma por uma e a empresa não saberá, por exemplo, onde cada cliente está, mas sim onde grupos de clientes anônimos estão.
FONTE: INFOexame
Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, enviou uma notificação à Vivo/Telefônica pedindo esclarecimentos sobre o funcionamento do app, ainda em desenvolvimento e que deve estrear no mercado apenas em novembro.
De acordo com o Ministério, o app Smart Steps (Passos inteligentes) coleta e envia para servidores da Vivo informações sobre hábitos dos usuários, como os shoppings que eles frequentam, períodos do dia em que estão em deslocamento pela cidade e a faixa etária do usuário.
O objetivo seria traçar perfis de comportamento e consumo dos clientes da telecom baseados em dados como geolocalização e usá-los para fins comerciais. As informações permitiriam, por exemplo, que um varejista criasse promoções para públicos específicos, como aposentados ou adolescentes, em datas e horários em que sabe que este consumidor está nas imediações de sua loja.
O aplicativo estreará no Brasil antes da Telefônica distribuí-lo nos outros mercados em que atua, como Espanha, Argentina e Reino Unido. A experiência brasileira serviria de laboratório para novas aplicações do app, que relaciona informações demográficas e de geolocalização.
Em nota, a Vivo explica que o uso deste app será voluntário e os consumidores deverão autorizar expressamente a coleta e uso de dados de seu smartphone. Além disso, explica a Vivo, as informações serão processadas em grandes volumes (de forma “consolidada”), ou seja, as pessoas não serão identificadas uma por uma e a empresa não saberá, por exemplo, onde cada cliente está, mas sim onde grupos de clientes anônimos estão.
FONTE: INFOexame
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