quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

App bloqueia publicidade no Android

App AdBlock Fast voltou a ficar disponível na Play Store.

Nos últimos tempos, a publicidade abusiva na Internet vem incomodando cada vez mais os usuários, que sofrem com  diversos anúncios em vídeos, notícias e outros tipos de conteúdos encontrados pela Internet, sendo obrigados a recorrerem aos famosos apps que bloqueiam os itens de publicidade.
Evidentemente, isso acaba por incomodar as grandes empresas, que pressionam outras empresas como o Google, por exemplo, para bloquearem esses apps de seus sistemas. Um caso envolvendo exatamente o Google gerou polêmica e acabou pela exclusão do app AdBlock Fast da Play Store, porém, a decisão foi revertida.
O app se aproveitou de uma novidade recente no navegador padrão do Android, que possibilita que apps que bloqueiam publicidade possam ser integrados ao aplicativo, que havia sido bloqueado recentemente, o que fez com que a Rocketship Apps, responsável pelo aplicativo, recorresse da decisão no primeiro dia de Fevereiro. Porém, por algum motivo desconhecido, o Google aceitou liberar novamente o aplicativo na Play Store no dia 5, mas apenas no dia 9, o aplicativo definitivamente voltou a estar disponível na loja do Android.
Para se ter uma ideia do que a brecha na API do navegador padrão do Android gerou, em poucos dias após a descoberta do fato de que era possível que outros apps bloqueassem a publicidade no app, o AdBlock Fast foi para a lista dos aplicativos mais baixados pelos usuários. Tal API, inclusive, havia sido disponibilizada pelo próprio Google, não se tratando de um erro ou falha no sistema, como talvez muitos pensem.
O motivo usado pelo Google para justificar a exclusão do aplicativo da Play Store, é que o AdBlock Fast supostamente quebrava o Contrato de Distribuição dos desenvolvedores da Play Store, descrito no item 4.4, que proíbe aplicativos de interferirem na rede, servidor ou propriedade de terceiros, o que evidentemente, não aconteceu. Outro detalhe bem curioso, no mínimo, é que outros aplicativos que faziam o mesmo trabalho, não foram removidos pelo Google de sua loja.
O aplicativo é bem avaliado na Play Store e elogiado pelos usuários, já que se trata de um app simples, mas que ajuda, e muito, os usuários, removendo a publicidade.
Por Isis Genari
AdBlock Fast

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Apps para fazer a bateria do seu celular durar mais tempo

As baterias não seguiram a evolução dos celulares. Com tantos recursos tentadores disponíveis para os smartphones, fica difícil controlar o consumo de energia, que ainda é bem limitada nesses aparelhos. O que acontece na prática é que a telefonia móvel fica cada vez mais fixa, plugada na tomada. Muitos gadgets e apps surgiram para tentar contornar esse problema.
Antes de escolher um aplicativo, procure esgotar os recursos do seu smartphone. Diminuir o brilho da tela, fechar aplicativos, apelar para o Modo Avião quando estiver apenas jogando ou assistindo a vídeos e desligar o Bluetooth e o Wi-fi são alguns dos macetes.
Outra possibilidade é a de que a pouca durabilidade da energia está relacionada à saúde de sua bateria. Talvez ela esteja dando sinais de que não irá sobreviver por muito tempo. No Android, tecle o código * # * # 4 6 3 6 # * # * (sem os espaços) e surgirá informações sobre o estado de sua bateria. Entretanto, vale lembrar que a dica não serve para todos os modelos.
Também é razoável verificar visualmente se há algo de errado. Muitos problemas são tão óbvios que dispensam um grande conhecimento técnico, como a coloração e o desgaste dos pontos metálicos de contato.
Algumas baterias incham. Retire a bateria e a coloque sobre uma superfície plana. Se ela estiver abaloada, rodará com um simples peteleco. É  necessário substituí-la. Os dispositivos com células de energia internas passam igualmente por desgaste e podem ser trocadas por assistência técnica especializada.
Antes de escolher um novo aparelho, verifique o número de miliampère-hora (mAh) de seu smartphone. Essa informação costuma estar escrita na própria bateria ou no manual de instruções. Se a eficiência de sua bateria deixa a desejar, evite comprar um que tenha amperagem menor. Na troca por um smartphone de mesmo sistema operacional (Android, IOS, Windows), o consumo deve permanecer inicialmente semelhante.
Os apps listados abaixo têm versões gratuitas. Evite instalar mais de um ao mesmo tempo, teste e descubra qual deles se encaixa melhor no seu perfil. Se a economia for pouca, lembre-se de que o próprio aplicativo que controla o consumo de energia também gasta um pouco de bateria, provocando um paradoxo.
Reprodução
Reprodução

Deep Sleep Battery Saver

Deep Sleep Battery Saver usa uma técnica curiosa para economizar bateria: quando você não está usando o seu smartphone, ele entra em sono profundo. Assim, Wifi, 3G e apps, por exemplo, ficam parados ou desligados. Esse app traz cinco perfis pré-definidos, do mais leve ao mais agressivo, que você pode alternar conforme a necessidade. Usuários avançados são capazes de editar um perfil. É bom lembrar que durante o sono profundo as notificações chegam com atraso.
Reprodução
Reprodução

DU Battery Saver

Além de economizar bateria, com fechamento automático de aplicativos, o DU Battery Saver apresenta a opção carregamento saudável e dicas para uma carga correta, que aumenta a vida útil da bateria. O DU Battery Saver não requer acesso root (desbloqueio do sistema Android), mostra o tempo estimado para o fim da bateria e permite que você crie seu próprio perfil de consumo, adequado à sua rotina.
Reprodução
Reprodução

Battery Doctor

Simples e eficiente, o Battery Doctor calcula o tempo restante de energia, temperatura, apresenta informações com gráficos sobre o estado físico de sua bateria e traz funções pra resguardá-la. Com a opção "poupar bateria" e a possibilidade para desligar automaticamente e limpar os aplicativos em segundo plano, o Battery Doctor notifica quando a bateria estiver acabando.
Reprodução
Reprodução

PowerPro

O PowerPro desativa recursos e apps em segundo plano, ajusta brilho e, principalmente, dedura os apps que mais consomem a sua bateria. Talvez você nem se lembre ou saiba que eles existem. Nas configurações, é possível escolher o "modo balanceado" e o "modo ultra", dependendo de sua necessidade e perfil de consumo, e propõe o recarregamento em três etapas.
Reprodução
Reprodução

ZDbox

Depois de finalizar tarefas e monitorar o uso da bateria, o ZDbox elimina elementos dispensáveis e dados de navegação, desliga todos os avisos sonoros e desinstala aplicativos ou os move para o cartão SD. O app é útil para economizar energia e para limpar seu smartphone. Segundo o desenvolvedor, 20 milhões de pessoas usam ZDbox. 
 
f: tecuol