quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ministério das Comunicações aprova proposta da Apple sobre desoneração de smartphones

por 
10/10/2013 às 10:43

  macmagazine


Em abril passado, falamos sobre a portaria que detalha a desoneração de smartphones e as exigências polêmicas para isso, as quais poderiam deixar iPhones de fora da jogada. Uma dos pontos que mais gerou discussão foi este:

VIII – pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil previamente embarcado.

Na época, essa informação estava mais do que nebulosa. Qual o tamanho desse “pacote mínimo” (seriam três, cinco, dez aplicativos?…)? Como determinar o que é um app “desenvolvido no Brasil”? É preciso mesclar aplicativos e jogos? Todos podem ser de um único desenvolvedor? E quanto à qualidade deles? Enfim, muitas perguntas sem respostas.

Em 25 de julho de 2013, uma modificação na portaria melhorou um pouco a coisa, deixando as informações mais claras:

VIII – pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil, previamente embarcados ou disponibilizados por meio de aplicação dedicada ou guias de instalação.

Apesar de muitas dúvidas continuarem, a frase “disponibilizados por meio de aplicação dedicada ou guias de instalação” muda tudo. Isso porque não é mais necessário ter apps brasileiros instalados de fábrica no aparelho, ou seja, a Apple poderia simplesmente oferecer a opção para o usuário baixar esses aplicativos em algum momento da configuração do aparelho.

Por conta disso, tudo indica que a Apple conseguiu se adequar, veja só:

Portaria sobre desoneração de smartphones

PORTARIA Nº 4, DE 8 DE OUTUBRO DE 2013

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INDÚSTRIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram concedidas pela Portaria MC nº 143, de 9 de março de 2012, publicada do D.O.U. de 15 seguinte, pela Portaria MC nº 87, de 10 de abril de 2013, publicada do D.O.U. de 11 seguinte, alterada pela Portaria MC nº 222, de 25 de julho de 2013, publicada do D.O.U. de 26 seguinte e na Portaria STE nº 2, de 26 de agosto de 2013, publicada do D.O.U. de 28 seguinte, resolve:

Art. 1º Aprovar a proposta da pessoa Apple Computer Brasil Ltda., inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ/MF sob nº 00.623.904/0001-73, de atendimento ao pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil no âmbito do Programa de Inclusão Digital para telefones portáteis do tipo “smartphone”, de que trata a Portaria nº 87, de 10 de abril de 2013 e alterações, e a Portaria STE nº 2, de 26 de agosto de 2013, conforme descrito no Anexo desta Portaria.

Art. 2º A fruição da desoneração fiscal está condicionada ao cumprimento do disposto no art. 2º da Portaria nº 87, de 10 de abril de 2013 e alterações.

Art. 3º Os autos eletrônicos dessa proposta ficarão disponíveis neste Ministério para consulta e fiscalização dos órgãos de controle.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Pessoa Jurídica: Apple Computer Brasil Ltda.
CNPJ: 00.623.904/0001-73
Quantidade de aplicativos: 21 (vinte e um)
Aplicativos, categorias e desenvolvedores:

Handy Talk, educação, Hand Talk Serviços Ltda.;
ENEMQuiz – Provas do ENEM, educação, 6PS Media Group Ltda.;
Concursos – Videoaula e Simulado para concurso público e OAB, educação, Movile Internet Móvel S.A.;
Turma da Galinha Pintadinha, educação, Zero Um Digital Serv. e Part. Ltda.;
Bookishelf do Doki, educação, Editora Livebooks Ltda.;
Tecnonutri, saúde, TECNONUTRI – Cozinha Industrial Ltda. – ME;
Easy Taxi, transporte, Easy Taxi Serviços S.A.;
Vai Rio, transporte, Infloglobo Comunicação e Participações S.A.;
Onde está meu ônibus?, transporte, Gabriel Simão Pacheco;
Infraero, turismo, Agência Click Mídia Interativa Ltda.;
Viajantes no Exterior, turismo, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO);
Seleção, esportes, Mowa Mobile Wireless App Informática Ltda.;
Pitaco, Esportes, Amure Pido da Rocha e Silva;
Esporte Interativo, esporte, Ideias Tek;
Coowl, fotografia, Paulo Cesar Ferreira;
Organizze, produtividade, Luis Felipe Colle da Luz;
Calculadora do Cidadão, finanças, Banco Central do Brasil;
Pessoa Física, Finanças, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO);
Câmbio Legal, Finanças, Banco Central do Brasil;
Dujour, lazer, Dujour Inteligência de Mercado Ltda.
Kekanto, lazer, ITCAPITAL Serviços de Tecnologia S.A.
Como podemos ver, são 21 aplicativos brasileiros que a Apple, de alguma forma, deve dar a opção para usuários baixarem quando estiverem configurando um novo aparelho. Com isso, a empresa se enquadra no benefício e iPhones poderão ficar mais em conta aqui no Brasil.

Quer dizer, ainda falta entender a questão do preço, que tem um teto de R$1.500 (hoje, por exemplo, apenas o iPhone 4 e o iPhone 4s seriam beneficiados). Porém, sem dúvida nenhuma, já é alguma coisa.

fonte:macmagazine

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Apps para ajudar nos negocios.


BizExpense
Este aplicativo permite ao empresário o controle de seus gastos. Por ele, é possível criar categorias e subcategorias de gastos e fazer gráficos. O empresário também consegue usar a câmera fotográfica do celular para scanner de recibos e exportar os dados para uma planilha do Excel. Disponível da Apple Stores. Grátis.
Sendgine  
Mais que um organizador, o Sendgine dá um novo sentido à sua caixa de emails. Eles organiza a longa lista de correspondência indesejada entre contatos, cria uma página para cada novo projeto da empresa, apontando prazos de finalização anteriormente definidos.
Pai 
Criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Pai tem como objetivo dar uma base de sustentação para negócios em fase inicial ou para empresa que, já experimentadas, precisam de suporte para amadurecimento de gestão. O programa oferece assessoria sobre assuntos como preço médio de mercadorias e serviços, custo tributário por nota emitida, fluxo de caixa, controle de estoque e projeção de custos. É gratuito e acessado por diversos sistemas operacionais.
Dropbox
Já consolidado no universo corporativo, o programa armazena arquivos em nuvens e permite seu compartilhamento com outras pessoas. Também é possível sincroniza-lo com outros equipamentos. O download pode ser feito por iPhone, iPad, Android, BlackBerry, PC, Mac e Linux. Existe uma versão gratuita e outra paga, com um número maior de funcionalidades.
Simulador de Importação
O simulador de importação é um aplicativo de comércio exterior para as plataformas ios, android e web que auxilia os empreendedores a calcularem o custo estimado da compra de mercadorias importadas do exterior, bem como a possível lucratividade desta operação comercial. O aplicativo é gratuíto.
SamCard 
O aplicativo Samcard é usado para fotografar o cartão de visita de uma pessoa ou empresa. Em seguida, o programa passa automaticamente as informações lidas para a lista de contatos do iPhone. Tem uma versão gratuíta e outra, mais completa, paga.
Intercom
O Intercom permite filtrar informações, autorizar negócios e ter acesso fácil aos dados de seus contatos profissionais, como nome, idade, empresa e cidade de origem. O aplicativo é recomendável para o contato entre empresas e clientes, priorizando ofertas sob medida.
Evernote
O aplicativo ajuda a armazenar arquivos de texto, áudio e imagens e permite o compartilhamento com outras pessoas. É possível sincronizá-lo com smartphones, tablets e desktops. Tem versões para diversos sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry. O aplicativo tem uma versão gratuita e outra paga, com mais funcionalidades.

AppMesh
Este é um aplicativo de venda. O ponto alto, no entanto, fica para a sua interface simplificada. É feito para vendas a pronta entrega e funciona em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Validation Board
Altamente recomendável para donos de startups que precisam testar suas novas ideias de negócios, criando para tanto um display virtual. O aplicativo tem uma versão grátis e pode ser acessado por dispositivos móveis como smartphones e tablets.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bons APPs para android

A lista de apps para Android desta semana tem aplicativos de foto, localização, e-mail e leitura. O pacote básico, entretanto, ganha novos ares com esta seleção, que tem entre destaques o Boomerang Email, com visual personalizado e recursos adicionais para gerenciar contas do Gmail; e o Focal, app que faz as câmeras dos dispositivos ficarem com novas funcionalidades e design muito bonito. Confira a lista completa:

- IMAGE COMBINER (Grátis)
Image Combiner é um aplicativo para combinar múltiplas imagens em uma só (Foto: Divulgação)Image Combiner é um aplicativo para combinar múltiplas imagens em uma só (Foto: Divulgação)
O Image Combiner é um aplicativo de montagens, um pouco diferente das opções que estão fazendo sucesso, com colagens. Na verdade, ele não faz a personalização da forma tradicional. Aqui, você deve selecionar todas as fotos antes (sem limite de quantidade) e o programa automaticamente posicionará todas elas lado a lado, ou uma em cima da outra, formando uma só imagem que pode ficar de um tamanho enorme. É uma opção interessante para “contar” histórias com fotos, por exemplo.

 
- BOOMERANG EMAIL (Grátis)
Boomerang Email é um cliente do Gmail para Android (Foto: Divulgação)Boomerang Email é um cliente do Gmail para Android (Foto: Divulgação)
Se você está insatisfeito com o cliente de e-mail do Android, você pode começar a usar o Boomerang Email. Compatível com as contas do Google, ele tem um visual super atrativo e as mesmas funções básicas de qualquer programa de e-mail. O "plus", entretanto, são seus recursos diferenciados, como a exclusão temporária de uma mensagem e, o principal deles, o agendamento de envios. Vale conferir!

 
- FOCAL (Grátis)
Focal é um aplicativo que oferece mais recursos à câmera de um dispositivo Android (Foto: Divulgação)Focal é um aplicativo que oferece mais recursos à câmera de um dispositivo Android (Foto: Divulgação)
Criado pelos desenvolvedores do famoso ROM customizado CyanogenMod, o Focal dá à câmera de um dispositivo Android um visual totalmente diferente e muito mais recursos – como, por exemplo, a opção de definir o ISO. Em português, ele tem um menu expansível com toque do lado esquerdo que é bastante agradável, além de foco com toque e qualidade excepcional.


- MOOVIT (Grátis)
Moovit é um aplicativo para compartilhar informações sobre o transporte público e trânsito em cidades brasileiras (Foto: Divulgação)Moovit é um aplicativo para compartilhar informações sobre o transporte público e trânsito em cidades brasileiras (Foto: Divulgação)
Se o Waze é a estrela de quem anda de carro, o Moovit é o seu "substituto" para quem utiliza o transporte público. Ele é um serviço de localização para pedestres e tem como principais atrativos, além do seu visual limpo e organizado, a criação de rotas personalizadas e informações sobre trens, metrôs e ônibus em diversas cidades do mundo. Muito útil!


- READMILL (Grátis)
Readmill é um aplicativo de leitura de livros para Android (Foto: Divulgação)Readmill é um aplicativo de leitura de livros para Android (Foto: Divulgação)
Para quem é fã de leitura, o Readmill é uma alternativa interessante de player para livros. Ele não não só garante o acesso ao seu próprio conteúdo (com um catálogo de livros famosos, em inglês), como também a opção de visualizar publicações baixadas anteriormente em outros serviços. É só passá-los pro celular ou enviar direto do computador para o seu site oficial. Tudo isso, claro, com um layout bastante agradável e muito fácil de usar.
fonte: techtudo